quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Persuasão? Não. Ataque? Até demais.

Como convencer alguém? Persuasão é uma arte, e como tal, exige minuciosidade e um acentuado feeling por parte do artista. Em tempos de eleição, nada mais prudente do que discutir os métodos que cada candidato põe em prática para atingir-nos no ponto mais profundo de nosso âmago.
Não sei se é impressão minha, mas alguém aí também percebeu que falta carisma nos candidatos a presidente? Não que carisma seja a melhor saída para o Brasil, afinal, presidente deve governar e não fazer shows medíocres para a massa. Porém, o pilar da política foi esquecido: a retórica, que por si só, já traduz grande parte do fazer e ser político por vocação.
Enfim, não creio que seja conveniente delongar-me no assunto, contudo, é imprescindível destacar a importância da persuasão em nosso cotidiano, desde o convencer a mãe a ir para o show com suas amigas, até garantir o apoio de grande parcela da população. Ser um persuasivo por profissão requer bastante treino, esforço, suor demasiado, então, meus caros, não pensem que ser um político sério é assim tão fácil. Observem que falo de políticos sérios, onde acredito não se enquadrar o deputado Tiririca, eleito através de exaltáveis votos de protesto. De fato, isso demonstra ao menos que a população está "acordando" para a canalice no âmbito político de nosso país.
No mais, de minha parte fica o desejo de ver candidatos mais coerentes e, acima de tudo, éticos, pois não me agrada nem um pouco ver o horário político repleto de ataques recíprocos tanto na esfera estadual quanto na federal. Se eles, os nossos futuros governadores e presidentes falam barbaridades uns dos outros, o que lhes impede de fazer o mesmo com você, cidadão brasileiro? E é aí que devemos intervir: queremos projetos, gente! Queremos melhoria nos setores básicos da sociedade e não programas vespertinos de baixaria generalizada! Enquanto a ética da política brasileira funcionar assim, baseada em guerra verbal, o nosso Brasil desenvolvido continuará sendo um projeto futurístico, consolidando a eterna e vaga esperança da chegada do tão sonhado "país do futuro".

0 comentários:

Postar um comentário