quarta-feira, 10 de março de 2010

Até onde vai?


Bom, como diz o comercial do canal Futura, o qual a programação me agrada muito, não são as respostas que movem o mundo mas sim as perguntas. Então, você aí, caro leitor, espere de mim milhares de perguntas, onde provavelmente grande parcela não terá resposta cabível.
Você aí, sentado com seu personal computer ou notebook ou quem sabe sabe ainda o último modelo de celular/geladeira/forno microondas da apple deve estar nesse momento se perguntando: até onde vai o que, criatura? Ora, quando pergunto até onde vai, quero saber até onde você aí vai! É, não adianta olhar para trás, é você mesmo! Pergunto-lhe outra coisa: você tem ideal ou ideais? Luta por eles? Sequer acredita piamente neles? Vive uma vertente de qualquer ideologia que seja? E a questão principal: Até onde você vai pelo que acredita?
Filósofos, sociólogos, enfim, profissionais das Ciências Sociais e Humanas, perdoem-me se a minha pessoa utilizar erroneamente certos conceitos, ou fizer interpretações equivocadas do que para vocês é objeto de estudo, juro-lhes que minha intenção é das melhores. O que eu quero aqui, e menciono claramente neste instante, é que meu interlocutor pense, e mais que isso, reflita ardorosamente sobre o que é respeito e defesa de seus ideais. Deparei-me hoje com uma situação extremamente perturbadora, creio que com isso, aprendi que a lição deste dia deve ter sido respeitar a opinião alheia. Em certo momento, após o atrito de ideias (que por sinal foram colocadas de maneira rude, ao estilo medieval, ou menos brilhante que isso), discuti sobre tal tema com outras colegas, sobre uma garota da nossa sala que se proclamou homofóbica (sim, o assunto tão polêmico era homossexualismo). Neste momento soltei tal pérola: "Tudo é uma questão doutrinária". Talvez tenha dito a maior baboseira da minha vida, talvez tenha feito a maior baboseira da minha vida, não defendendo os homossexuais, pois sei que eu tinha calibre para tal feito, até arrisco dizer que qualquer um com bom senso teria como derrubar aquela pessoa na qual eu prefiro nem utilizar descrições, para evitar ofensas.
Para maiores esclarecimentos, ela afirmou pertencer à Igreja Protestante, por isso utilizei o argumento levando em consideração a palavra doutrina. Pois sim, doutrina para mim é aquilo que seguimos à risca em nossas vidas, pelo menos ao meu ver, representa ideais que nos norteiam para tomarmos posição diante dos fatos. Do fundo do meu coração, minha vontade era voar na garota, mas a ética e a moral não me permitem, infelizmente. E tal discussão deu-se em que aula, hein? Adivinhe. Filosofia. Sim meus caros, Filosofia levou a homossexualismo que levou a afirmações infelizes de uma jovem que parece estar parada no tempo. Eu não a culpo, talvez não tenha sido opção dela pensar desta forma, assim como não é opção dos homossexuais gostar de pessoas do mesmo sexo. E as "sapatas" como ela chama as lésbicas, devem causar nojo a ela. E eu, humildemente, sinto um certo dó dessa garota, pois como uma das colegas com quem conversei depois disse, "Ela vai pagar pela boca". Gente preconceituosa, que não é minoria, tem sua lição, no momento certo, momento esse que vai dar um tapa na cara para abrir os olhos de quem até então era cego para a aceitação da diversidade.
Eu não defendi nenhum lado, embora quisesse pular da cadeira e derrubá-la apenas com meus argumentos. Sei que isso não mudaria a forma como ela vê os homossexuais (os quais ela afirmou serem DOENTES), e indubitavelmente eu perderia meu tempo ao debater com quem nem ao menos sabe o que é um debate e contraponto de ideias. Enfim, sei que a maioria da sala é heterossexual, sei que os homossexuais escondem-se para não sofrer tais retaliações, mas o que fica é o desejo de reflexão e um aprendizado de entendimento de um ponto de vista totalmente distinto do seu.
Mais uma pergunta: quer dizer que se eu fosse homossexual ela se afastaria de mim como se eu fosse uma tuberculosa ou tivesse algum distúrbio mental? É, pois se ela desenvolve preconceitos sobre o que ela chama de doença, significa que ela se afasta de doentes. Espero que a mãe dela não adoeça, seria uma tristeza.
Pois sim, amigos e amigas, convido-lhes a deixarem suas superficialidades de lado um minuto e dedique-se à reflexões, sobre o que quiser, apenas pense e forme sua opinião, e mais que isso, esteja sempre sujeito à mudanças, isso faz de você alguém flexível e com maior poder de sobrevivência. Reflita, discuta, defenda, vá até onde der e acima de tudo, APRENDA !

2 comentários:

Jennifer Lopes disse...

Bom texto amiga. Concordo com você, pensar não nos leva a outro lugar que não seja o do conhecimento. Pessoas que vivem em função de "doutrinas", como falastes, que não pensam q respito, apenas seguem, essas pessoas não tem comnhecimento, não tem o mínimo de raciocínio. O homossexualismo é uma realidade dos dias de hoje, a diversidade sexual EXISTE, por mais que as pessoas não queiram, não concordem, a mente humana é uma coisa tão incrível, tão rica, que se altera a cada momento, espertos são aqueles que se atualizam, que vivem no hoje e não no ontem que aconteceu a 50 anos atrás.

Unknown disse...

Me ferveu o sangue! Eu vou sempre lembrar desse dia. Eu nunca tinha visto uma pessoa expressar sua ignorância tão cegamente como aquela fez.
Esse post. me fez ferver o sangue.
abraço.

Postar um comentário