sexta-feira, 12 de março de 2010

Seu melhor depósito: a Fé.

Antes de resolver definitivamente que hoje iria postar aqui no blog, pensei na seguinte frase: Deus, dai-me forças! E a partir desta fala, tive a ideia de escrever este mesmo que vos apresento.
Não, não sou católica praticante, talvez por isso nem seja católica realmente. Confesso-lhes, sou uma pessoa das mais céticas que conheço e não pensem que me orgulho disso. Muitos ainda lerão esse artigo e provavelmente se perguntarão: e o que uma garota que não segue uma religião tem a ver com fé? O que ela pode falar sobre fé, se ela mesma não a tem? Como já ouvi tantas e tantas vezes (tanto que me apropriei da expressão), "o ser humano é um ser engraçado", incrível e extremamente fantástico, ele inventa coisas que nenhum animal em milhões de anos conseguiria inventar. Por que só nós? Por que esse cérebro extraordinário foi dado única e exclusivamente aos humanos? Somos mesmo a imagem e semelhança de Deus? É através destes pensamentos que uma garota cética como eu está sim, relacionada à fé, pois vivo em suas proximidades e ela vive e convive ao meu redor, com as pessoas que a carregam.
Meus caros, como lhes disse na postagem anterior, muitas vezes terei que fazer perguntas que nem eu, nem você e talvez ninguém possa responder. E para que isto? Não sei ao certo, só sei que gosto de me propor questões interessantes. E a mais interessante para mim é a questão da fé. Fé, eu acho uma palavra tão simples, pequena, porém, reveladora, de tal forma que quando paro para tentar entender uma parte que seja, me perco. De onde vem a Fé? Foi Deus que nos ensinou a tê-la através de seu filho? Perdoem-me se fizer suposições equivocadas, talvez o fato de nunca ter lido a bíblia justifique (ou não) tal injúria, mas aqui, quero apenas que você me permita fazer a viagem que necessito fazer, e se quiser vir junto, está devidamente convidado.
Continuando a interrogação, você já pensou que a Fé pode ser criação do nosso cérebro? Fé pode ser a explicação para o inexplicável, o inatingível. Muitas vezes me faltaram e ainda me faltarão palavras para expressar sentimentos meus ao dissertar. Falar em acreditar, em esperança, me deixa muito confusa, pois na maioria das vezes, eu mesma não acredito em nada, nada mesmo. Por tantas vezes deixo a esperança ir embora, por tantas vezes desacreditei nos homens e no próprio Deus. Digo-lhes com firmeza, não temo ao afirmar que já duvidei em inúmeros momentos da existência do Todo Poderoso. Porém, minha razão em juízo pleno permite-me ver que não posso ver ou ainda perceber que nem tudo é perceptível e que algo foge deste plano, sem deixar rastros que possam explicá-los, e talvez, em antítese pura, diga que existe em mim sim, um pedaço do maravilhoso, do inalcançável, e que isto me envolve de tal maneira que é impossível correr para qualquer lado que seja. Quem sabe por opção, isto é um pedaço de fé.
E apesar de meu ceticismo crônico, meio que em contradição comigo mesma, vez e outra encontro-me afirmando "Alguém mexe os pauzinhos lá em cima, só pode ser isso".
Amigos, amores, pessoas que estimo e mesmo as que não estimo tanto assim, se eu posso dar-lhes uma palavra amiga, digo-lhes: acreditem, há algo que nos é superior, ou mesmo inferior, não fisicamente, nem espiritualmente (quem sabe), mas há sim, algo a mais. E se em nós há resquícios do tal algo inexplicável, tenha certeza, é a Fé.
Não irei citar-lhes nenhuma passagem bíblica aqui, porque além de não ter lido o livro primordial, ainda duvido de sua veracidade. Mas ressalto, não há coisa melhor para um ser humano do que saber que de algum lugar, alguém te escuta, alguém que vai estar sempre lá, qualquer que seja a geração, alguém em quem você deposita sua confiança, alguém que de uma forma ou de outra te faz feliz. E esse alguém é aquele cara que você chama de Deus, Allah, enfim, aquela entidade que rege sua vida e a de todos nós aqui.
Sei que muitos sorrirão misteriosamente ao ver que eu pude escrever sobre fé, relacionando-a ao âmbito religioso. Muitos realmente acharão estranho, mas isso é a vida, meus caros, é uma evolução e até diria, uma revolução diária. E eu ainda esforço-me sim, para crer em um amanhã melhor que hoje, permitindo-me por vezes ter objetivos e contar com força superior a mim para alcançá-los, enfim, ainda consigo ver o que se está esquecendo: honestidade e bondade para com o próximo. E eu, em paradoxo, aludo características de pessoa fiel ao divino, que crê no bom e iluminado mundo, porém a força disso em mim (que é mínima) ainda não me satisfaz. Ontem tentava ensinar-lhes algo, hoje peço para aprender com vocês. Ensinem-me a ver, a acreditar mais, preciso de mais forças e energias positivas, acho que preciso até conhecer meu lado espiritual, o qual ainda não tenho contato. Porém, amigos, se algo permanece fazendo-me caminhar, lutar pela vida, esse pouco de qualquer coisa que seja só posso eu resumir em tom monossilábico: FÉ (o que ainda vou aprender a incorporar em sua totalidade). Agradeço a tudo e a todos. Obrigada.

5 comentários:

Unknown disse...

Nofa, realmente bastante subjetivo...Gostei mesmo. =D

Jennifer Lopes disse...

Nossa amiga, me arrepiei com tua redação. Realmente, as vezes me pergunto quem é essa pessoa de um poder tão supremo, de um amor tão grande, mas que eu sequer posso ver? As vezes eu penso onde estará esse ser? tão maravilhoso, capaz de amar incondicionalmente.
O que sei, é que não preciso ver, porque eu O sinto. Sim amiga, agnt não precisa acreditar somente naquilo que podemos ver, se é tão bom sentir.
Ele está em uma música, Ele está nas estrelas, Ele está no nascer do sol, Ele está no sorriso da criança, Ele está no nosso pensamento, Ele está em todo lugar. E basta agnt querer, que Ele está aki, pra nos ouvir, pra nos falar, pra nos abraçar. E é esse o poder, tão inimaginável, tão maravilhoso, capaz de nos perdoar, que nos faz pensar: POrque alguém em sã consciência seria capaz de me ouvir nesse meu erro tão grande? POrque alguém vai me perdoar se nem eu mesmo me perdoo por isso? porque ele nos ama, e nos quer bem.
O que eu sei, é a fé não precsia ser praticada indo todos os domingos para a igreja, porque Deus não tá só lá, ele ta aki, sentado do sofá olhando pra mim agora. A fé é aquela que nos faz seguir em frente, que nos faz acreditar que pode ser diferente, que eu posso tentar, é uma coisa abstrata, a qual cada um pratica da maneira que acredita ser a melhor, sendo sincero com seus sentimntos, porque tu não precisa ir pra igreja pra dizer que tu acreditas Nele, podes acreditar em casa, e orar à noite, porque Ele vai te ouvir.
Apenas te oportuniza conhecer Ele, acredite amiga, é muito bom.

Bárbara Fraiha disse...

Era isso que eu queria, Jennifer, é o que eu quero aprender, de coração. O que disseste aí em cima, sobre ele estar em cada pequena coisa, eu consigo perceber isso de alguma forma, sinceramente, eu aprecio tanto as coisas da natureza, as coisas que parecem ser tão simples, mas que para mim têm uma importância tão grande que nem consigo explicar. Sabe, vou me permitir mais, quero conhecer algo para que ainda fecho meus olhos e meu coração.

Unknown disse...

Sensacional, Baby! Isso é o que se pode chamar de dissertação perfeita! Percebe-se que vc é super inteligente e tem um talento enorme pra escrever. Na minha opinião, uma boa redação é uma obra de arte, que merece ser apreciada. Enfim, sinceramente, gostei muito!!!!

Sobre o conteúdo, concordo com vc em muitos aspectos. Acho que a fé é intrínseca ao ser humano, independentemente do fato de ele seguir ou não uma doutrina ou religião. Acho que vc deve investir mesmo na descoberta do seu lado espiritual. O importante é acreditar que existe um Deus, um ser superior que está acima de toda ciência (o que, aliás, fica bem claro quando nos deparamos com certos mistérios da natureza e do universo) e pautar a vida no amor ao próximo!

Bjão!!! Continue escrevendo!!!!!

Unknown disse...

Ela arrasa SEMPRE! E eu, nem sequer a conheço, como pode isso?! ela não é nem tão famosa e assume tal posição só de apresentar-se nos seus textos nas suas fotos.
O pior ou não talvez é saber que ela existe/vive.
B.Fraiha me faz encontrar meu eu, pensar no nunca tinha pensado e gostar de acreditar naquela coisa que o caráter pode sim ser acrescentado mais e mias a partir de outras pessoas ou simplesmente TU. Obrigada você!
O post, ou melhor seu texto é maravilhoso e infinitamente de uma perfeição incontrolável.
Além de prazeroso de ler é algo aquisitivo, eu adquiro muito contigo...parabéns parabéns...
Abraços!
S. Mirlen

Postar um comentário